segunda-feira, 17 de março de 2008

CURIOSIDADES

Voce sabia?
Que todos os versículos do Salmo 136 terminam da mesma maneira.
Que Obadias, Filemom, II João, III João e Judas são os únicos livros da Bíblia que possuem apenas 1 capítulo.
Que Lamentações, Jonas e Naum. São os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação.

Medidas
Tiro de pedra = 20 a 30 m
Tiro de arco = 100 a 150 m
Jornada de um dia = 30 a 40 Km
Estádio (romano) = 185 m
Milha (romana) = 1.479 m
Jornada de um sábado = 888 m

Primeira chuva
Você sabia que nunca havia chovido na terra até o dilúvio? O dilúvio foi a primeira chuva que caiu sobre a face da Terra até então a terra era irrigada pelo orvalho ou vapor. "Um vapor, porém, subiada terra, e regava toda a superfície do solo." Gênesis 2:5-6. Talvez por isso fosse tão difícil acreditar em Noé. Imagine se você nunca tivesse ouvido falar em chuva e alguém dissesseque o mundo acabaria com muita água vinda do céu. Provavelmentenão foi fácil nem para Noé entender o que Deus havia falado!! Mas ele simplesmente acreditou, teve fé, e obedeceu construindo a Arca.

Dinheiro dos tempos biblicos
a) O siclo, a mina e o talento eram peças ou barras de metal (prata, ouro) usadas como meio de pagamento
b) Asse: Moeda romana de cobre
c) Denário: Moeda romana de prata (salário de um dia de trabalho)
d) Dracma: Moeda grega de prata (igual 1 denário)
e) Didracma: Moeda grega de prata (2 dracmas ou 2 denários)
f) Estáter: Moeda grega de prata (2 didracmas ou 4 denários)
g) Mina: Moeda grega de ouro (100 denários)
h) Talento: Prata ou ouro (6.000 denários)

Nariz e orelhas nunca param de crescer
O tecido cartilaginoso, que forma o nariz e as orelhas, não deixa de crescer nem mesmo quando o indivíduo torna-se adulto. Daí porque o nariz e as orelhas de um idoso são maiores do que quando era jovem. A face também encolhe porque os músculos da mastigação se atrofiam com a perda dos dentes.

Falta de audição é o principal fator para mudez humana
Afora casos raros, provocados por distúrbios cerebrais, não existe mudez autêntica no ser humano. Os indivíduos que conhecemos como surdo-mudos, na verdade são apenas surdos de nascença. Como não podem ouvir o som das palavras, não aprendem a falar a não ser por métodos especiais. Quando a ciência encontrar maneira de fazer essas pessoas ouvirem, terá encontrado também a solução para o problema da chamada surdo-mudez.

Por que sentimos cócegas?
Sentir cócegas é uma reação de pânico que o homem adquiriu para defender-se, respondendo rapidamente ao perigo. Por isso, gera sempre uma risada nervosa e desconfortável. Quando uma aranha tentava escalar as pernas de um de nossos antepassados, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho sem precisar entender exatamente o que acontecia. De certa forma, podemos dizer então que as aranhas, escorpiões e insetos em geral são os responsáveis pelos ataques de histeria que alguns de nós sentem hoje ao ser cutucados pelos outros.


Chocolate, veneno letal aos cachorros
Há um composto químico no cacau chamado teobromina, semelhante à cafeína, que é extremamente tóxico aos cães quando ingerido em certa quantidade (100 a 150 ml por quilo do cachorro). Cada tipo de chocolate detém uma quantidade diferente de teobromina, ficando muito difícil aos criadores saber o quanto pode-se dar ao seu melhor amigo. Não é tão incomum um cachorro atacar uma cesta de Páscoa e comer meio quilo de guloseimas. Nesse caso, se o cachorro for pequeno, a travessura pode ser fatal. O melhor a fazer é manter o cachorro em dieta permanente, mesmo que ele fique quase louco ao escutar o barulho do papel alumínio e sentir o cheiro do doce.

O café não deve ser preparado com água fervente
Apesar do café ser geralmente passado com água fervente, estudos químicos indicam que a temperatura ideal para preparar a infusão de café é de 95 a 98 graus centígrados. Ou seja, alguns instantes antes da fervura. A água fria demais não extrai óleos essenciais e cafeína suficiente dos grãos, enquanto que a água fervente provoca um elevado aumento do índice de acidez da bebida, prejudicando seu sabor.

O pai do panettone
A origem do panettone, bolo doce recheado com passas e frutas cristalizadas, tradicionalmente consumido na época natalina, é bastante nebulosa. Criado por volta do século XVI no Norte da Itália, mais especificamente na região da Lombardia, muitas lendas contam sua origem. Grande parte delas concorda que o bolo foi criado por um padeiro milanês chamado Toni. A delícia logo virou um sucesso e acabou conhecida como o "pão do Toni" (Pane Di Toni). Com o tempo, acabou virando o "panettone".

A lenda da descoberta do queijo
O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita. Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, abaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede. Após um dia inteiro de galopes, o árabe, morto de sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo. A transformação deu-se devido ao calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro, que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite. O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio, é feito através da coagulação do leite pela ação do composto enzimático extraído de um dos estômago dos bovinos.

Catupiry é produto brasileiro
O requeijão catupiry é uma criação brasileira. Ele foi inventado por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, em 1911, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. A palavra catupiry tem origem tupi-guarani e significa "excelente".

A descoberta do café
O café, palavra que vem do árabe qahhwah e significa "vinho", foi cultivado pela primeira vez pelo povo muçulmano, sendo por isso conhecido também como vinho da arábia. As sensações de vigor e ânimo que o fruto proporciona foram descobertas pelo pastor etíope Caldi, que, após perceber que suas cabras andavam agitadas, viu que elas alimentavam-se de folhas e grãos de um arbusto específico. Os monges que viviam na região colheram os frutos e preparam um chá. A partir daí passaram a consumir freqüentemente a bebida para ficar mais despertos nas noites de vigília e oração. Seu cultivo tournou-se tão importante ao povo árabe que era terminantemente proibido que seus grãos deixassem a região. Todo café negociado era previamente fervido para que não pudesse mais germinar. Apenas no século XVIII a planta ganhou a Europa, sendo cultivada na Holanda.

Como surgiu o chapéu de cozinheiro
Durante a Idade Média, na França, o trabalho de cozinheiro era visto com tanta importância que eles recebiam um título militar, o de officiel de bouche (oficial da boca). Dentro da hierarquia da cozinha, os chapéus brancos de alturas variáveis foram adotados para identificar o posto exercido por cada um. Enquanto o chef usava sempre o mais alto de todos, os auxiliares mais simples vestiam apenas um boné.

Primeiras cédulas de papel surgiram na China
As cédulas de papel apareceram a partir do século VII na China. Eram feitas de casca de amoreira. Na Europa, a primeira nota foi emitida pelo Banco de Estocolmo, Suécia, em 1661. No Brasil, as primeiras cédulas a circular foram os Bilhetes da Real Administração dos Diamantes, em 1771.

A garrafa térmica foi criada inicialmente para conservar soluções em laboratório
A garrafa térmica foi criada no século 19, pelo inglês James Dewar. Ele não pretendia manter o café quentinho, mas apenas conservar soluções no laboratório. Dewar nunca patenteou a invenção, mas um fabricante de vidros, o alemão Reinhold Burger diminuiu o tamanho da garrafa e enriqueceu, ao lançá-la para uso doméstico, em 1903.

Dividindo o dia
O relógio de sol, o mais antigo objeto usado pelo homem para medir o tempo, funciona observando-se a mudança de posição e comprimento das sombras projetadas pelo Sol nos diferentes períodos do dia. Localizados no Egito, os primeiros relógios, que datam de aproximadamente 3500 a.C., eram compostos apenas por um pilar, chamado gnomon, e podiam mostrar as duas metades do dia (o meio-dia era o momento da menor sombra). Mais tarde, escalas de medidas foram adicionadas em volta da coluna para que os dias pudessem ser divididos em períodos mais curtos. A primeira evidência de divisão do tempo em partes iguais data de 1500 a.C..

A mais antiga cidade brasileira
A cidade mais antiga do Brasil é São Vicente, no litoral paulista. Foi fundada por Martim Afonso de Souza em 1532, quando Portugal começou efetivamente a colonizar o Brasil porque aqui precisava implantar a produção de açúcar.

Deserto do Saara é o mais extenso da Terra
O deserto mais extenso da Terra é o Saara. Cobre uma área de 7 milhões 780 mil quilômetros quadrados, desde o Mar Vermelho até o Mediterrâneo. Apresenta desníveis espetaculares. Alguns trechos situam-se a 134 metros abaixo do nível do mar; outros registram altura de até 3.300 metros.

O amor ao redor do mundo
Costumes variam muito entre as várias culturas, mesmo quando se trata de demonstrações de afeto. Por isso é necessário conhecer os hábitos em outros países para evitar gafes internacionais. Os japoneses, por exemplo, não beijam em público; e os esquimós substituem o beijo esfregando os narizes. Já em certos países da Europa, o beliscão no traseiro das mulheres é considerado galanteio. O tenor italiano Enrico Caruso, que não sabia que esse não é um hábito universal, foi preso em 1906, nos Estados Unidos ao tentar agradar uma moça.

Culturas possuem diferentes regras de etiqueta
Regras de etiqueta variam de acordo com a cultura dos povos. Na China, não arrotar na mesa, logo após a comida, significa que não se apreciou a refeição. No Brasil, manda a cortesia que se abra a porta para o visitante sair. Na Europa Oriental, seria descortesia. Teria o significado de "ponha-se na rua".

Meninas não recebiam nome na China antiga
Na China antiga, as meninas eram tão indesejadas nas classes pobres que não recebiam nome ao nascer. Até se tornarem adultas, eram conhecidas apenas pelo lugar que ocupavam na lista numerada de nascimentos: a primeira, a segunda, a terceira filha etc.

Maravilhas do mundo antigo são oito
As maravilhas do mundo antigo eram oito, não sete, como geralmente se diz: 1. Estátua de Amenófis III, em Tebas; 2. Pirâmides do Egito; 3. Farol de Alexandria; 4. Jardins suspensos da Babilônia; 5. Templo de Diana, em Efeso; 6. Estátua de Júpiter, em Roma; 7. Túmulo do rei Mausolo, em Caria; 8. Colosso de Rhodes.


Nenhum comentário: